A Meta informou que corrigiu a falha que deixou o Instagram e o Facebook fora do ar nesta terça-feira (5).
Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook teve mais de 580 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 90 mil. Já no Reino Unido, foram mais de 150 mil reclamações no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.
O que diz a Meta
O diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, antigo Twitter, que a instabilidade foi causada por um problema técnico. Ele não detalhou, porém, qual foi a falha.
"Hoje cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente", disse.
O problema
Ao acessar o Instagram, os usuários notaram que o feed da rede social não carregava e apareciam estas mensagens: "Não foi possível carregar o feed" e "Sem conexão com a internet". Já o Facebook deslogou os usuários e não permitia que entrassem de volta nos perfis.
Algumas pessoas ainda reclamaram de instabilidade no WhatsApp, que também pertence à Meta, mas as notificações eram em número bem menor no Downdetector em relação às demais plataformas da empresa.